Simulador de financiamento: o jeito fácil de calcular sua parcela

Aprenda a calcular o valor da sua parcela com um simulador de financiamento 

Financiar um imóvel é a melhor opção para quem quer comprar o primeiro imóvel, mas não tem todo o valor para pagamento à vista ou não quer se descapitalizar. Em outras palavras, é, para a maioria das pessoas, a chance de realizar o sonho da casa própria. Dar esse passo implica seguir uma série de etapas até ter o crédito aprovado e fechar negócio. Como ponto de partida é sempre recomendável começar fazendo uma simulação de financiamento.Um cálculo que, hoje em dia, já pode ser realizado através da internet. Se você planeja sair do aluguel, mudar para algo maior ou investir em outros imóveis, aprenda a calcular o valor da sua parcela com um simulador de financiamento. 

O que é um simulador de financiamento 

O simulador habitacional é uma ferramenta que permite ao comprador estimar possibilidades de financiamento antes de realizar a aquisição do imóvel. Funciona como um método de análise das taxas e juros que serão pagos ao longo de um empréstimo feito com determinada empresa, seja ela um banco ou uma financeira. Através do valor da entrada que você pode dar e do prazo que precisa para pagar, o simulador calcula em quanto ficaria a parcela mensal. Dessa forma, ele ajuda a decidir qual é financiamento que melhor se encaixa na sua realidade financeira. 

A parcela que cabe no seu bolso 

A maior vantagem de simular o seu financiamento na internet é ter a autonomia que você precisa para começar a pesquisar. E a possibilidade de fazer diferentes tipos de pesquisa. Basta variar o valor da entrada ou a quantidade de anos na qual você gostaria de fazer o seu financiamento. E com apenas um clique você consegue saber que tipo de imóvel cabe ou não cabe no seu bolso. 

É claro que em algum momento você terá que ir ao banco, conversar pessoalmente com o gerente e esperar a aprovação.Mas a chance de visualizar diferentes cenários e valores oferece maior segurança para fechar o negócio mais conveniente. 

Simulação de financiamento para transformar o sonho em objetivo 

Ser proprietário às vezes parece algo muito distante e essa sensação pode acabar desanimando. Realmente não é um caminho simples, mas é possível. Como exemplo, o programa MinhaCasa Minha Vida já contabiliza mais de 4 milhões de contratos de financiamento desde que foi lançado, em 2009. É um número muito expressivo e serve como incentivo e inspiração para aqueles que ainda estão apenas sonhando com a casa própria. 

O ponto de partida para adquirir um imóvel é fazer um bom planejamento financeiro. Ajuda a visualizar melhor o seu sonho e a transformá-lo em objetivo. Economizar e pesquisar serão duas missões constantes que você deve ter em mente desde o começo. E um simulador de financiamento já pode entrar nessa primeira etapa. Afinal, fazer cálculos estimativos serve para que você possa ter uma ideia das condições de pagamento que poderá achar pela frente. Você pode “brincar” variando os números e, quando menos esperar, surpresa! Essa brincadeira irá oferecer os valores que se encaixam no seu orçamento. 

Em um financiamento o ideal é dar a entrada mais alta que você puder e escolher pagar em poucos anos. Isso costuma garantir descontos nos juros do crédito. Porém, o simulador foi criado justamente para que você possa variar o valor da entrada e o tempo de pagamento. Faça várias simulações, nem que seja para comparar. O resultado pode incentivar você a economizar e/ou a ter um pouco mais de paciência para fazer o melhor negócio. 

Depois da simulação 

É muito importante ter em conta que uma simulação não tem valor legal e não pode ser usada em uma negociação comercial. Os resultados fornecidos pelo simulador servem como referência. Por isso, depois de fazer as simulações vale a pena visitar diferentes bancos para conferir os valores reais do financiamento. As condições costumam variar entre os bancos e financeiras e as taxas de juros mudam ao longo do ano. Assim você evita surpresas e tem a possibilidade de planejar ainda melhor a sua decisão. Saber se os valores das parcelas estão dentro do seu orçamento vai te ajudar a entender quanto você pode investir no seu futuro imóvel. 

Enquanto estiver procurando a casa dos seus sonhos, além de simular o financiamento, não custa nada já ir separando a papelada necessária. Verifique se você está com o nome limpo e com a documentação em dia. Ter RG, CPF e comprovante de renda é o mínimo que você vai precisar. Também postamos aqui no blog uma série de dicas para acelerar a aprovação do seu financiamento. Confira! 

SimulaImob: o simulador gratuito, simples e fácil de usar 

O SimulaImob é uma plataforma independente de cálculo, cujo objetivo é ajudar a simular seu financiamento imobiliário. Ele é baseado na taxa de juros de referência praticada no mercado. A taxa utilizada atualmente em nossas simulações é de 8,75% ao mês. Porém, esse valor é constantemente atualizado, tomando sempre como referência a taxa utilizada pela Caixa Econômica Federal. 

Após calcular sua simulação de financiamento, com os dados informados, o SimulaImob exibe opções de imóveis que são adequados ao seu perfil financeiro (renda familiar e valor do imóvel desejado). Com isso conectamos oferta e demanda de uma maneira mais eficiente, segura e transparente. 

É bom lembrar que, ao contratar um financiamento com qualquer instituição, há outros valores envolvidos. Por exemplo seguros e taxa de abertura de crédito, que não estão contemplados nas nossas simulações. Isso depende de cada instituição bancária e pode variar bastante. 

O SimulaImob, aliás, não tem vínculo nenhum com instituições financeiras ou empresas do setor imobiliário. E nem tem como finalidade a intermediação de qualquer tipo de empréstimo ou financiamento. Nosso objetivo é apenas oferecer uma maneira rápida e simples de simular o valor das parcelas de um financiamento imobiliário. E assim garantir ao usuário melhores condições de avaliar sua capacidade financeira. Pode ter certeza: a simulação de um financiamento imobiliário não precisa ser algo complicado. E pode te ajudar muito. Acesse o SimulaImob e encontre o imóvel que você está procurando!

0 Comentários

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *